COMO A MEDICINA INTEGRATIVA PODE ME AJUDAR A PASSAR PELA MENOPAUSA?

O que é Climatério e Menopausa?

 A menopausa é a última menstruação. Ela pode ocorrer entre os 45 aos 50 anos, em média. O climatério, por sua vez, é a fase da vida da mulher antes e depois da menopausa, que é marcada por variações hormonais que provocam uma série de sinais e sintomas característicos.

A Menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher. Porém, durante a transição para a fase não reprodutiva, é comum que as menstruações aconteçam de forma mais espaçada. Por definição, a menopausa é estabelecida após 12 meses sem nenhum ciclo menstrual.

O Climatério é marcado por uma série de sinais e sintomas que surgem antes e depois da menopausa, que são causados pelas variações hormonais que acontecem nessa fase. No climatério há a diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo, na menopausa.

Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Os sintomas mais comuns desse período são: ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor em face, pescoço e parte superior do tronco. Essas ondas de calor são geralmente acompanhadas de rubor facial, suores, palpitações, vertigens e cansaço muscular.

As irregularidades na duração dos ciclos menstruais podem começar a ocorrer e pode haver também alteração na quantidade do fluxo. Sintomas urinários também são relatados como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa para urinar, perda de urina, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor às relações sexuais e diminuição da libido.

Além disso, a redução dos níveis de hormônios femininos interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central, fazendo com que aumentem as queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.

São relatadas também alterações no trofismo da pele, com diminuição da elasticidade sendo que cabelos e unhas podem ficar mais finos e quebradiços. A gordura abdominal ganha proeminência nessa fase, havendo também uma perda de massa óssea que pode evoluir com osteoporose. O risco para doenças cardiovasculares também aumenta no período pós-menopausa.

 

Como a Medicina Integrativa pode ajudar nos sintomas do climatério?

É cada vez mais comum, mulheres que procuram a Medicina Integrativa para o controle dos sintomas desse período da vida. Aproximadamente 51% das mulheres usam Medicina Integrativa e mais de 60% percebem que é eficaz para os sintomas da menopausa [1].

A Medicina Integrativa e a Menopausa na prática

Muitos centros acadêmicos de pesquisa atualmente abordam a perspectiva Integrativa para a resolução de sintomas do climatério e menopausa, como é o caso da iniciativa Weill-Cornell, nos Estados Unidos.

Na perspectiva desse grupo de atendimento e pesquisa, o tratamento dos sintomas devem ser antes de tudo individualizado. E o que isso quer dizer?

Isso significa que, apesar de os sintomas do climatério e menopausa serem muito comuns e poderem ser usados como critérios de diagnóstico, cada paciente manifesta de uma maneira pessoal seus sintomas, podendo, por vezes, nem os manifestar.

As pessoas têm constituições fisiológicas diferentes, por isso, dentro dessa perspectiva, conta-se com uma abordagem abrangente para avaliar cada paciente individualmente para a escolha da melhor combinação terapêutica. É essa a abordagem clínica realizada pela Dra. Luciana Thomaz.

Em uma consulta de medicina Integrativa Para Climatério e Menopausa, é realizado um histórico médico cuidadoso, analisando de perto a dieta e nutrição, estilo de vida, atividade física, níveis de estresse e relações sociais e interpessoais.

 

Quais são as opções terapêuticas oferecidas pela Medicina Integrativa? Antes de tratar, prevenir sintomas

 Para começar nossa conversa, devemos lembrar que não só de tratamento é feita a Medicina Integrativa.

 Devemos nos lembrar que um dos focos principais de nosso trabalho é rastrear as possíveis mudanças no estilo de vida das pacientes, propiciando conforto e alívio de sintomas.

 Uma boa alimentação e práticas de exercício físico são uma boa maneira de abordar os sintomas do climatério, a fim de aliviar ou melhorar essas questões.

 Outro ponto importante de ação é possibilitar que as pacientes entrem em contato com práticas contemplativas, também conhecidas como mente e corpo, como a meditação.

Ainda que uma paciente não tenha meditado nunca em sua vida, é possível, nesse momento do climatério, treinar algumas técnicas facilitadoras da meditação que irão contribuir com seu bem-estar.

 

Sobre os tratamentos

Os fitoestrogênios foram comercializados como uma alternativa natural aos hormônios para os sintomas da menopausa.

 As isoflavonas fazem parte de um grupo de produtos químicos à base de plantas chamados fitoestrogênios. Esses produtos químicos agem como uma forma mais fraca de estrogênio no corpo.

Quando as isoflavonas se ligam a alguns receptores, elas imitam os efeitos do estrogênio e, desse modo, elas podem ajudar a reduzir as ondas de calor e outros sintomas da menopausa.

No entanto, a quantidade de compostos semelhantes a hormônios que eles possuem é escassa em comparação com o uso de Terapia de Reposição Hormonal.

Os fitoestrogênios são encontrados em muitos alimentos que podem ajudar a balancear a dieta das pacientes. Como exemplo temos, a soja, o grão de bico, as lentilhas, a linhaça e em algumas frutas e vegetais.

Outros alimentos que estão sendo estudados e que muitos acreditam ter efeitos positivos no equilíbrio de estrogênio na menopausa incluem os pêssegos, as sementes de gergelim, o alho e os vegetais crucíferos, como os brócolis e seus brotos.

 Devido ao histórico de Câncer de Mama na família, algumas pacientes não devem usar a suplementação de fitoestrôgênios, uma vez que esses possuem a mesma ação dos hormônios sintéticos ou naturais no corpo humano.

Há, entretanto outras opções mais seguras no campo da fitoterapia, que podem ser utilizadas em preparações Homeopáticas (diluídas e dinamizadas) promovendo ainda maior segurança em seu uso, como é o caso da Cimicifuga (Actea racemosa), um medicamento muito conhecido por sua ação homeopática e outras opções medicamentosas.

Além disso, plantas que constituem as fórmulas magistrais da Fitoterapia Chinesa ou de outras Medicinas Tradicionais como a Ashwaganda na Medicina Ayurvédica, são também opções seguras de tratamento de sintomas como calores, indisposição e sintomas emocionais como irritabilidade e depressão.

Os medicamentos fitoterápicos ou homeopáticos, podem ser combinados com a Acupuntura que potencializa os efeitos terapêuticos desses medicamentos.

Através da manipulação de pontos específicos no corpo através de agulhas muito finas, esse procedimento pode auxiliar também nas dores articulares e nos sintomas de insônia das pacientes, com eficácia e segurança.

Do ponto de vista das Medicinas Tradicionais, o climatério e a menopausa são períodos de transformação da mulher e podem ser encarados como um período a ser visto com uma perspectiva diferente daquela vista pela cultura Ocidental, no qual o olhar para si mesma deve ser valorizado.

Valorização, aliás, deve ser o foco do cuidado nesse período. As mulheres, que tanto contribuíram para a sociedade, merecem respeito e atenção diferenciadas nos cuidados com sua saúde nesse período tão importante de suas vidas.

Os resultados das últimas pesquisas clínicas indicam que as práticas da mente e do corpo podem ser benéficas na redução do estresse e incômodo desses sintomas.

A terapia de reposição hormonal tem sido o principal tratamento para os sintomas da menopausa. No entanto, devido aos riscos à saúde associados a essa opção terapêutica, é recomendável que essas pacientes tenham opções terapêuticas que não ponham em risco sua saúde.

 

 [1] J Evid Based Integr Med. 2019; 24: 2515690X19829380. Published online 2019 Mar 14. doi: 10.1177/2515690X19829380 PMCID: PMC6419242PMID: 30868921

 

Medica super atenciosa, escuta ativa. Tira todas as duvidas do paciente! Pontual! Excelente atendimento. Recomendo!

P.V.

5 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐ , Doctoralia

Clínica de Acupuntura Dra. Luciana Costa L. Thomaz
Medicina Integrativa e Bem Estar
Rua Itapeva, 490 conjunto 55- São Paulo - SP
Telefone: (11) 3541-1940  I  WhatsApp: (11) 93056-1424
Agende sua consulta
  I Depoimentos

Horário de Funcionamento:
Segundas: Das 9:00 às 12:00
Terças e Quartas: Das 9:00 às 16:00
Quintas e Sextas: Das 9:00 às 14:00

Horário de Funcionamento:
Segundas: Das 9:00 às 12:00
Terças e Quartas: Das 9:00 às 16:00
Quintas e Sextas: Das 9:00 às 14:00

      
Clínica de Acupuntura Dra. Luciana Costa L. Thomaz. Copyright © 2020.
Todos os direitos reservados. Powered by WordPress. Designed by Art4web