Acupuntura

A Acupuntura chegou ao Ocidente como uma ferramenta tradicional no tratamento para dores. Porém, como tradicionalmente já era conhecido na China e nos países que a adotaram, ela é muito mais do que isso. Ela é um dos sistemas terapêuticos mais completos e eficazes para tratamento de dores musculares, tendinites, bursites, fibromialgia e doenças do sistema músculo esquelético.

Com o tempo, e com o desenvolvimento das pesquisas na área médica pode-se comprovar a eficácia dessa técnica no tratamento de patologias como: cefaleias, distúrbios de ATM, dores faciais, doenças ginecológicas e do aparelho reprodutor masculino, gastrites, doença do refluxo gastro-esofágico, síndrome do cólon irritável, alergias respiratórias, urticárias, dermatites, ansiedade, insônia, depressão, vertigem e zumbido.

o que pode ser tratado com acupuntura?

Dores

A Acupuntura tem função analgésica e antiinflamatória em muitos casos de dor.
É possível, através da Acupuntura, tratar doenças e sintomas do aparelho músculo-esquelético como tendinites, bursites, contraturas musculares agudas e crônicas, fibromialgia, artrite reumatóide.

Dores de natureza variada como cefaléias (do tipo tensional, enxaqueca), nevralgias, orofaciais (associadas ou não aos distúrbios de articulação têmporo-mandibular – ATM) também podem ser tratadas através de Acupuntura, como tem sido demonstrado pelas pesquisas clínicas nos últimos 20 anos.

Doenças Respiratórias

A Acupuntura é eficaz para sintomas respiratórios decorrentes de síndromes respiratórias alérgicas e crônicas.

Na abordagem da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a rinite, a rinossinusite crônica, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a asma são síndromes cuja origem é entendida de maneira diferente da Medicina Ocidental.

Para o tratamento através da Acupuntura é necessária uma meticulosa consulta médica para abordagem dos sintomas respiratórios cuja origem é entendida como multifatorial.

Saúde do Homem

Os ciclos de vida de homens e mulheres são encarados de maneira peculiar na Medicina Tradicional Chinesa.

Da mesma maneira, os acontecimentos na saúde dos homens são encarados de maneira individualizada através dessa abordagem tradicional.

Sendo assim, a infertilidade, a ejaculação precoce, a impotência podem ser tratados através da Acupuntura de abordando a Fisiologia do Aparelho Reprodutor Masculino integrada à Saúde Global desses pacientes: doenças de base (Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus), Situação de Trabalho, Alimentação, Sono, Atividade Física.

Sistema Reprodutor

Saúde da Mulher

Os sucessivos ciclos na vida de uma mulher são pontos fundamentais de análise na Medicina Tradicional Chinesa.

A Menarca, a presença de cólicas menstruais, a Síndrome de Tensão Pré Menstrual, a Fertilidade, as Gestações, as alterações endocrinológicas, o Climatério todas essas situações clínicas são altamente relevantes nos cuidados da saúde da mulher nos tratamentos de Acupuntura e Fitoterapia Chinesa.

Além disso, a orientação do cuidado com a alimentação, a indicação de atividade física e de práticas corporais terapêuticas, a observação da higiene do sono nas pacientes são integrados a cada nova sessão de Acupuntura, de modo a abranger de maneira mais completa a saúde feminina.

Sistema Digestivo

Doenças Digestivas

A função digestiva, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é o momento em que não apenas os alimentos são processados de maneira a gerar energia ao organismo.

O estômago, o pâncreas, os intestinos, o fígado, a vesícula biliar, na MTC, têm funções que extrapolam seu desempenho como órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

O bom funcionamento desses Zang Fu (órgãos e vísceras) garante, por exemplo, que o Qi circule de maneira eficaz pelo corpo gerando energia. Desse modo tratar situações de gastrites, refluxo, colite, constipação intestinal, síndrome do cólon irritável através da Acupuntura é tanto possível quanto necessário para o restabelecimento da Saúde Global dos indivíduos.

Sistema Nervoso

Doenças Neurológicas

Doenças neurológicas são distúrbios do sistema nervoso e podem manifestar uma série de sintomas devido a anormalidades na estrutura nervosa, na bioquímica ou na eletrofisiologia no cérebro, medula espinhal, nervos periféricos e músculos.

Vivemos tempos de aumento da prevalência de todas as doenças neurológicas: as cefaléias como a Enxaqueca, as doenças cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como as doenças inflamatórias e autoimunes como a Esclerose Múltipla (EM), e, com o envelhecimento da população mundial, as doenças neurodegenerativas como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a Doença de Alzheimer e outras demências e a Doença de Parkinson, condições devastadoras que representam grande ameaça à saúde humana, e aumenta a enorme carga sócio-econômica sobre pacientes e famílias.

Embora a patogênese de cada doença neurodegenerativa seja diferente, elas ainda compartilham características clínicas semelhantes e mecanismos comuns, como agregação de proteínas anormais, apoptose de neurônios e perda sináptica gerando anormalidades nos neurotransmissores e na condução de impulsos pelo corpo, gerando os sintomas neurológicos.

A acupuntura, como tratamento médico alternativo tradicional, tem eficácia clínica significativa e cientificamente comprovadas no tratamento das doenças neurológicas, especialmente cefaléias e neurodegenerativas.

O efeito terapêutico do tratamento da acupuntura é inserir uma agulha em “acupoints” específicos na superfície do corpo, enquanto gira manualmente ou aplica estimulação de pulso elétrico. A estimulação dos nervos periféricos pela acupuntura pode auxiliar, modular, recuperar a neurotransmissão e contribuir com o reparo neuronal. A melhora dos sintomas leva ao alívio e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Sistema Nervoso

Saúde Emocional

Os sintomas emocionais são cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Nesse sentido, a Acupuntura pode auxiliar na prevenção e cuidado de estados de depressão ou transtornos de ansiedade, ajudando os pacientes a se restabelecer emocionalmente.

A Acupuntura somada às práticas de Medicina Mente e Corpo tendem a ser mais eficazes para os pacientes em tratamento de alterações emocionais, como um todo.

Clínica de Acupuntura Dra. Luciana Costa L. Thomaz
Medicina Integrativa e Bem Estar
Rua Itapeva, 490 conjunto 55- São Paulo - SP
Telefone: (11) 3541-1940  I  WhatsApp: (11) 93056-1424
Agende sua consulta

Horário de Funcionamento:
Segundas: Das 9:00 às 12:00
Terças e Quartas: Das 9:00 às 16:00
Quintas e Sextas: Das 9:00 às 14:00

Horário de Funcionamento:
Segundas: Das 9:00 às 12:00
Terças e Quartas: Das 9:00 às 16:00
Quintas e Sextas: Das 9:00 às 14:00

      
Clínica de Acupuntura Dra. Luciana Costa L. Thomaz. Copyright © 2020.
Todos os direitos reservados. Powered by WordPress. Designed by Art4web